Mobiliar um imovel pode ser uma tarefa difícil. Para ajudá-lo a saber qual material escolher, trouxemos este artigo com a diferença entre MDF e MDP. Mas o que é isso exatamente?
A madeira é um dos materiais mais usados quando se refere ao revestimento e decoração de interiores desde a Revolução Industrial. Entretanto, esse é um recurso escasso e de produção lenta, surgindo assim as madeiras de chapa reconstituída, o MDP e o MDF.
São dois materiais muito usados em móveis e artesanatos e costumam ter o preço mais em conta. E quando colocados nos locais certos a durabilidade é muito maior. Veja o artigo e entenda como decorar seu lar com MDF e MDP.
O que é MDP?
O que é MDF?
Cuidados com MDF e MDP
Principais diferenças entre os dois
Dicas de decoração com MDF e MDP
O que é MDP?
MDP ou Medium Density Particleboard, traduzindo, Partículas de Média Densidade são 3 camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente do tipo Pinus, também conhecida por Cavacos.
Esse material confere estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência contra deformações e empenamentos. Por não ser facilmente maleável, é ideal para ser utilizado em móveis retilíneos.
As principais características do MDP são:
Maior estabilidade;
É resistente e ótimo para estruturas;
Funciona bem em cortes retos;
Tem maior resistência à água;
Ecologicamente sustentável;
Mais resistente ao empenamento;
Não aceita muitas aplicações de acabamento e processos de usinagem.
O que é MDF?
O MDF (Medium Density Fiberboard ou Fibra de Média Densidade) é um material uniforme, trata-se de um painel de madeira reconstituída, ou seja, uma aglutinação de fibras de madeira com resina sintética em placas que são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão A espessura permite que seja facilmente manuseada.
As principais características do MDF são:
Assemelha-se à madeira em sua manuseabilidade;
Pode ser cortado em vários sentidos e suporta trabalhos de usinagem;
Pode receber a aplicação de todos os tipos de revestimento;
Não sofre com a variação de temperatura;
É resistente;
Ecologicamente sustentável;
Absorve a umidade com mais facilidade.
Esse tipo de material pode ser pintado, usado em colagem de lâminas e com vernizes.Utilizado até mesmo em formas curvilíneas.
Cuidados com MDF e MDP
Embora haja diferenças entre MDF e MDP, ambos são materiais baseados em madeira, ou seja, não gostam de umidade. Entretanto, lugares como cozinha e banheiro precisam de armários e para isso basta ter alguns cuidados.
A higienização do ambiente não deve ser com água diretamente sobre qualquer um dos dois materiais. Evite a umidade das paredes afastando os móveis e tomando cuidado de sempre manter seco.
Absorção de umidade
Embora esses dois materiais não sejam indicados para locais abertos e úmidos, o MDP tem uma vantagem, por possuir espaço entre as partículas ele não expande tanto quanto as lâminas do MDF.
Portanto, embora absorva umidade, primeiro as partículas incham e preenchem os vazios. Isso faz com que a espessura do material não aumente imediatamente.
Principais diferenças entre os dois
Além da formulação, a diferença entre MDF E MDP se estende para as limitações de uso e acabamento.
Dentre os dois, o MDF tem maleabilidade e o MDP tem limitações que favorecem seu uso para objetos de linhas retas, além de alta absorção de tintas no acabamento final. Para isso, tornam-se mais vantajosas as placas de MDF, que permitem, por exemplo, uma pintura mais homogênea, sem desníveis na superfície.
Essa característica também afeta a relação custo-benefício. Para uso em ambientes como cozinha e banheiro, a madeira com poros menores tem menos absorção e, portanto, menor custo de pintura. Já para uso em cômodos sem umidade, o MDP é o mais rentável. Permite uma excelente colagem e o preço do material é muito mais baixo.
Em resumo, não existe melhor ou pior. Cada um tem uma função a desempenhar e ambos são excelentes quando usados no ambiente certo.
Dicas de decoração com MDF e MDP
Como dito anteriormente, o MDF é o material ideal para ser usado em salas e quartos. Os móveis feitos com ele oferecem estilos diferentes.
Além de ser prático, barato e funcional, o MDF é ecologicamente correto. Devido a sua resistência e estabilidade, é possível fazer armários, estantes, mesas, prateleiras, além de peças decorativas em geral.
Na sala o painel vertical em madeira para a TV pode ser de MDP, pois ficará estático. Enquanto isso, a melhor opção para por no quarto é uma cama baixa e uma mesa de cabeceira de MDF, fazendo uma decoração equilibrada e charmosa. Estes são móveis que podem passar por mudanças e irão durar mais tempo.
Agora você já sabe onde pode usar cada material e como decorar a sua casa com itens de MDF e MDP
Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.