Vantagens de morar próximo ao transporte público

Vinx Construtora Vinx Construtora 06/09/2023

Imagine viver em um local onde o transporte público está ao alcance de suas mãos. Essa decisão pode ser mais do que uma simples escolha de moradia, pode ser um passo em direção a uma vida mais acessível e sustentável.

Neste artigo, exploraremos as inúmeras vantagens de morar próximo a sistemas de transporte público. Além de destacar como isso pode valorizar o seu imóvel, abordaremos como essa escolha pode impactar positivamente a sua qualidade de vida.

Muitas vezes, ao escolher um novo lar, as pessoas focam em aspectos como tamanho e estilo, mas esquecem a importância da localização em relação ao transporte público. Estar bem conectado aos meios de locomoção pode não apenas facilitar o deslocamento diário, mas também resultar em maior mobilidade e, surpreendentemente, menor custo a longo prazo. 

Morar próximo ao transporte público não é apenas uma questão de comodidade, mas também uma escolha inteligente para o seu futuro. Valorização do seu imóvel, maior qualidade de vida, mobilidade otimizada e economia são apenas algumas das vantagens que discutiremos em detalhes nas próximas seções. Portanto, continue lendo para descobrir como essa escolha pode ser transformadora.

  • Valorização do seu imóvel

  • Maior qualidade de vida

  • Maior mobilidade

  • Menor custo e economia

Valorização do seu imóvel

Investir em um imóvel não é apenas adquirir um lugar para morar, mas também uma estratégia inteligente de investimento. Em matéria publicada no Estadão, foi divulgado levantamento que informa que bairros com estações próximas têm o metro quadrado mais caro.

Transporte público e o metroferroviário atraem investimentos privados. Em São Paulo, regiões no entorno de linhas de metrô e trem estão entre as mais caras da capital, segundo o relatório DataZap de junho de 2022. O plano diretor de 2014 e revisto em 2023, incentiva o desenvolvimento dos chamados “Eixos de transporte”.

Portanto, ao adquirir uma propriedade, você não só garante um lar, mas também a oportunidade de um investimento sólido a longo prazo.

Maior qualidade de vida

Morar mais distante leva as pessoas a gastarem até 20% do seu tempo no trânsito da cidade. Por isso, morar próximo de transporte público traz mais qualidade de vida, uma vez que não há o estresse de passar tanto tempo em deslocamento.


O tempo economizado no trajeto para casa permite que se pratique uma atividade física, um hobby ou até mesmo passar mais tempo com a família, são pequenas coisas que no cotidiano não consideramos tanto, porém trazem mais bem-estar e fazem bem tanto para saúde física quanto mental.

Isso não apenas economiza tempo, mas também ajuda a reduzir os custos associados ao uso de veículos pessoais, como combustível e estacionamento. Além disso, viver próximo ao transporte público está relacionado a uma menor emissão de poluentes atmosféricos, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável.

Maior mobilidade

Este tópico pode parecer óbvio, mas vale ressaltar. Estudos pelo mundo demonstram que áreas bem servidas por transporte público têm uma taxa de posse de carros significativamente mais baixa.


Morar próximo ao transporte público está associado a uma redução no tempo de viagem e a um aumento na mobilidade, especialmente para aqueles que não possuem carros, além disso, um estudo de 2022 mostrou que o tempo gasto no trânsito é equivalente a cerca de 1h04 minutos do dia. 


O transporte público reduz a dependência de veículos particulares, economizando dinheiro e contribuindo para a redução das emissões de carbono. Portanto, viver próximo ao transporte público não apenas melhora a mobilidade individual, mas também contribui para a sustentabilidade urbana.

Menor custo e economia

Como já foi dito, morando próximo do transporte público é possível economizar com combustível, manutenção do carro, seguro e estacionamento.


Além disso, de acordo com dados da São Paulo Transporte (SPTrans), o custo médio mensal de um carro na cidade, incluindo os 4 itens que citamos, pode chegar a várias centenas de reais. Em contrapartida, o uso do transporte público, como ônibus e metrô, é geralmente mais econômico.


E aí, esclarecemos suas dúvidas sobre as vantagens de morar próximo a transporte público? Tome um tempo para tomar sua decisão e leia outros artigos do nosso blog para esclarecer suas ideias.

  • VINX
  • Dicas
  • Estilo de vida
  • Novidades
  • Bairros
  • Notícias

Seu futuro repensado

Fotos, imagens de drone, status da obra, a construção do seu futuro a um toque de distância.

Financeiro

Parcelas do contrato, segunda via de boleto, demonstrativo de pagamentos e mais, do jeito simples e fácil que só a Vinx sabe fazer.

Assistência

A Vinx se preocupa com cada detalhe da sua experiência. Precisa de assistência com o seu Vinx? Temos uma equipe treinada, pronta pra te atender.

Deixe seu comentário

Seu futuro repensado

Fotos, imagens de drone, status da obra, a construção do seu futuro a um toque de distância.

Financeiro

Parcelas do contrato, segunda via de boleto, demonstrativo de pagamentos e mais, do jeito simples e fácil que só a Vinx sabe fazer.

Assistência

A Vinx se preocupa com cada detalhe da sua experiência. Precisa de assistência com o seu Vinx? Temos uma equipe treinada, pronta pra te atender.