Entre junho e setembro, as temperaturas da maior parte do país caem com a chegada do inverno. O clima mais frio desperta muitas sensações e muda bastante nossas rotinas, assim você pode preparar seu lar para a mudança da estação.
Embora o clima tropical do país permita aproveitar alguns dias de sol e temperaturas elevadas nesse período, a predominância do frio faz com que a gente se sinta mais confortável dentro de casa. Por isso, é importante deixar o seu lar o mais aconchegante e cômodo possível.
Saiba como preparar a casa para a chegada do inverno
Embora no Brasil não tenhamos invernos rigorosos, é fato que as temperaturas das regiões Sul e Sudeste durante o inverno são baixas para os nossos padrões e por isso, deixar a casa mais aconchegante não exige muitas mudanças e pode ser feita para o ano todo.
Seja nas paredes ou com elementos de decoração, o inverno pode ser a chance de trazer mais calor para o seu lar.
Cores que trazem sensação de aconchego
Não só para o inverno, mas também para que você e sua família se sintam mais confortáveis em casa, é importante pesquisar quais sensações determinadas cores passam.
Segundo a psicologia das cores, o estudo que analisa a influência das cores nas sensações e comportamento humano, tons quentes deixam o ambiente mais confortável termicamente. E você não precisa utilizar nada muito vibrante, dependendo do que deseja transmitir.
Tons de off-white com leves nuances de amarelo, laranja ou vermelho trazem esse calor e ainda mantém a ideia de refletir a luz e ampliar o ambiente.
Decorando o chão para o inverno
Os tapetes desempenham um papel importante na decoração de inverno, proporcionando conforto, ornamento e aquecimento ao ambiente. São especialmente indispensáveis em imóveis com pisos frios, como pedra ou porcelanato.
Além disso, são peças altamente versáteis, disponíveis em uma infinidade de tecidos, estampas e tamanhos, podendo ser utilizados em todos os cômodos da casa, desde o quarto, sala e escritório até corredores, cozinha e banheiro.
Se você aprecia a sensação de um tapete felpudo, daqueles que convidam ao relaxamento, este é o momento ideal para usá-lo. Se o piso da sua casa é predominantemente branco e você deseja adicionar conforto, opte por um tapete de cor escura, pois isso ajudará a tornar o ambiente mais aconchegante.
Para pessoas com alergias à poeira, existem modelos de nylon que são antialérgicos e fáceis de limpar. Também há tapetes específicos para áreas externas e para ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas. Ao escolher um tapete para a sala de jantar, opte por um modelo de fácil lavagem e evite cores claras, pois uma mancha aparente no tapete é algo indesejável.
Por fim, é importante selecionar o tamanho adequado para o tapete, levando em consideração o ambiente em que ele será colocado. Por exemplo, na sala de estar, um tapete grande deve ter cerca de 30 cm de espaço sob os móveis do cômodo. Já na sala de jantar, o tapete deve ser aproximadamente 60 cm maior que a mesa, garantindo espaço suficiente para as cadeiras.
No quarto de casal, ele pode ocupar todo o espaço sob e ao redor da cama, com apenas as mesas de cabeceira posicionadas do lado de fora, ou pode ser utilizado como um conjunto de três tapetes, colocados na frente e nas laterais da cama.
Aqueça também com decoração de inverno
Além do chão, outros pontos da casa também podem ser re-decorados para aquecer o seu lar. Não é necessário trocar todos os itens da casa, com alguns detalhes já é possível dar a sensação de comodidade que queremos ter nos dias mais frios.
Mantas e almofadas
O inverno pede sensação de conforto, portanto substituir alguns tecidos ou acrescentar novos pode ser uma das soluções. Você também pode optar por incluir pequenos detalhes com tecidos mais quentes.
Uma tendência de decoração de inverno que vem crescendo no país é o estilo escandinavo que incentiva a colocação de mantas no sofá e na cama. Caso não queira deixar os itens sempre sobre os móveis, um cesto de vime ao lado é uma excelente opção.
Roupas de cama que aquecem
Outra medida simples e prática para preparar a casa no inverno é a escolha estratégica da roupa de cama. Troque a roupa de cama habitual por lençóis de flanela, use e abuse de edredons, colchas e mantas.
Cortinas
A escolha da cortina também pode ser estratégica para preparar a casa no inverno. Invista em cortinas de tecidos mais grossos ou com mais de uma camada. Elas ajudam a manter a temperatura do ambiente mais quente, principalmente ao fim do dia. A sugestão é a cortina de sarja ou linho, que pode, ainda, ser combinada com tecidos mais leves.
Papel de parede
Para trazer ainda mais a sensação de ambiente aconchegante, a dica é utilizar o papel de parede como revestimento. Você pode optar por tons mais escuros ou com formas geométricas, por exemplo.
Iluminação para dias frios
A iluminação é outro item que ajuda na criação de um ambiente quente e acolhedor em sua casa. Existem diferentes tipos de lâmpadas, como branco frio, branco neutro e branco quente. No inverno, é recomendável priorizar o uso de lâmpadas de cor branca quente, por emitirem uma luz amarelada que combina melhor com as estações frias.
Algumas residências já possuem uma combinação de iluminação principal e secundária em ambas as tonalidades, e nesses casos basta ajustar o número de lâmpadas de cada tipo. Esses elementos podem criar uma iluminação adicional mais acolhedora e romântica.
No entanto, é importante ter cuidado para não exagerar. A luz na cor branca quente está associada ao relaxamento e descanso, portanto, não é recomendada para ambientes de trabalho, como escritório, cozinha e lavanderia, onde as pessoas precisam de atenção. Prefira utilizá-la nos quartos, salas de estar e salas de jantar, onde sua atmosfera aconchegante é mais apropriada.
Chegou a hora de se preparar para receber o inverno em grande estilo na sua casa. Aproveite as sugestões e compartilhe com seus amigos que também querem preparar a casa para o inverno. Deixe seu comentário e vamos tornar o inverno ainda mais especial!