O que moradores de prédio podem fazer para se proteger do Coronavírus

Vinx Construtora Vinx Construtora 30/04/2020
Mesmo que façam quarenta como medida de combate à pandemia da Covid-19, moradores precisam estar atentos a outros detalhes importantes dentro de seu condomínio.  

Como fica a vida de quem mora em condomínios?

  Com mudanças drásticas em todos os setores, a pandemia de coronavírus alterou, também, a rotina nos condomínios.   Viver em condomínio significa que não estamos completamente isolados. É um espaço em que um deve cuidar do outro. Isso serve tanto para moradores quanto aos prestadores de serviço que por ali circulam.  

Quais são as medidas que o condomínio e os moradores devem tomar?

  Atitudes pessoais:  
  • Para se proteger, é preciso evitar aglomeração e manter uma distância de segurança de outras pessoas.
 
  • Redobre cuidados com as mãos: evite levá-las à boca, nariz ou olhos. Lembre de fazer a higiene com álcool em gel depois de tocar corrimão, bancos, botão do elevador e outros pontos de contato, que podem transmitir o vírus.
 
  • Idosos e outras pessoas dentro do grupo de risco (com condições médicas preexistentes, como pressão alta, doenças cardíacas e pulmonares, entre outros) devem permanecer em casa ao máximo e sair apenas em situações de extrema necessidade.
 
  • Crianças devem seguir as mesmas recomendações sobre distância e aglomeração, além de evitar trocar brinquedos e outros materiais com colegas — por isso é importante que sejam monitoradas por adultos.
 
  • O ideal é não receberou fazer visita à outras pessoas. Se puder evitar, evite.
 
  • No uso dos elevadores, recomendamos o uso de uma pessoa por vez – ou apenas pessoas que já moram juntas. Quando possível utilize as escadas e de preferência sem encostar em corrimãos. Após apertar os botões, lave as mãos ou higienize com álcool em gel.
 
  • Em caso de encomendas e entregas de delivery a recomendação é de que entregadores não entrem no prédio e que os condôminos devem receber as entregas na portaria.
  Atitudes do condomínio:  
  • Espaços fechados, a exemplo de salão de festa, espaço gourmet, brinquedoteca, sauna e academia, devem ser limpos e desativados. Mas as regras para áreas abertas (playground, piscina, jardins) podem variar de condomínio para condomínio. Daí cabe uma divulgação de circulares sugerindo a moradores usar esses espaços de forma consciente, evitando aglomerações.
 
  • Porteiros devem permanecer isolados na guarita e, quando for necessário conversar, é importante evitar contato físico e manter a distância de segurança de dois metros. Se possível, comuniquem-se através do interfone.
 
  • Verificar se existem funcionários no grupo de risco. Neste caso, a recomendação é substituí-los e poupá-los também para que também se protejam em suas casas.
 
  • Adiar assembleias presenciais estão entre as principais medidas de segurança. Como solução, existem assembleias virtuais, caso percebam que seja estritamente necessário.
 
  • No caso de áreas comuns que não podem ser evitadas, como hall do elevador, entrada do prédio e corredores, por exemplo, o condomínio deve disponibilizar álcool em gel em espaços estratégicos.
 
  • Prestar atenção especial à limpeza de superfícies frequentemente tocadas em áreas comuns: higienizar frequentemente itens como bebedouros, torneiras, maçanetas, interruptores de luz e botões do elevador, entre outros, com produtos de limpeza à base de álcool e água sanitária.
 
  • A equipe que manipula o lixo deve lavar as mãos frequentemente, utilizar luvas e desinfetante para as mãos à base de álcool.
 
  • Os responsáveis por providenciar os Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo para os trabalhadores, incluindo luvas, botas e máscaras são o síndico ou administradora.
 
  • Para portarias com identificação biométrica, sugerimos que essa prática seja evitada nesse momento. Esse aparelho é tocado por diversas pessoas.
 
  • Resultados positivos para Covid-19 devem ser obrigatoriamente informados ao síndico, e esse deve comunicar aos demais condôminos sobre a confirmação da doença no condomínio, preservando a identidade do infectado.
  Em vigor por tempo indeterminado, as restrições impostas pelas administrações dos condomínios têm amparo legal. Caso algum morador veja um vizinho desrespeitando essas restrições, deverá reportar ao síndico ou à administração do condomínio para que tomem alguma providência, sem a necessidade de alarmar aos demais moradores.   Boas práticas Para finalizar, há condôminos que estão tendo medidas solidárias para ajudar aqueles vizinhos que se isolaram: voluntários para fazer compras, passear com os cachorros, ir à farmácia… Se você puder, seja um desses voluntários!   Se todos tomarmos as medidas necessárias para impedir que o Coronavírus se espalhe ainda mais pelo país, podemos, juntos, trabalhar para que possamos voltar o quanto antes à nossa rotina normal.  
  • VINX
  • Dicas
  • Estilo de vida
  • Novidades
  • Bairros
  • Notícias

Seu futuro repensado

Fotos, imagens de drone, status da obra, a construção do seu futuro a um toque de distância.

Financeiro

Parcelas do contrato, segunda via de boleto, demonstrativo de pagamentos e mais, do jeito simples e fácil que só a Vinx sabe fazer.

Assistência

A Vinx se preocupa com cada detalhe da sua experiência. Precisa de assistência com o seu Vinx? Temos uma equipe treinada, pronta pra te atender.

Deixe seu comentário

Seu futuro repensado

Fotos, imagens de drone, status da obra, a construção do seu futuro a um toque de distância.

Financeiro

Parcelas do contrato, segunda via de boleto, demonstrativo de pagamentos e mais, do jeito simples e fácil que só a Vinx sabe fazer.

Assistência

A Vinx se preocupa com cada detalhe da sua experiência. Precisa de assistência com o seu Vinx? Temos uma equipe treinada, pronta pra te atender.