IPTU: saiba tudo sobre o imposto municipal

Vinx Construtora Vinx Construtora 02 Dec 2021

Entenda como o Imposto Predial e Territorial Urbano é calculado e o que ele cobre.

A sigla IPTU não é desconhecida, mas ainda sim ela pode causar confusão, principalmente para quem está saindo da casa dos pais, comprando seu apartamento próprio...

Lembre-se: ao financiar um imóvel, é muito importante você calcular todas as despesas que envolvem a compra, além dos seus gastos diários para não ter surpresas negativas futuramente, ok?

Mas, afinal, o que é IPTU?

Trata-se de um tributo municipal cobrado de quem possui imóveis em seu nome, residenciais ou comerciais. Em determinados casos, se o local for alugado, o pagamento pode ser repassado aos inquilinos.

Esse imposto tem cobrança anual e, em geral, é aplicado nos primeiros meses do ano. A prefeitura de cada município é responsável por informar ao proprietário o valor do IPTU e as formas de pagamento, que costumam ser à vista ou parcelado.

Como é calculado o IPTU?

A fórmula do cálculo do IPTU considera o valor baseado nos critérios utilizados pelo Poder Público. Isto chama-se valor venal do imóvel. Ele é obtido através da seguinte fórmula:

área do terreno ou da edificação x valor unitário padrão residencial (depende, em cada cidade) x idade do imóvel x localização do imóvel x tipologia residencial (características da construção)

O resultado dessa fórmula costuma ser o fator considerado no cálculo do IPTU. Dessa maneira, ao conhecer o valor venal do imóvel, torna-se possível saber quanto será cobrado de imposto.

O que esse imposto cobre?

O valor é encaminhado aos cofres públicos e pode ser utilizado para o pagamento de salários de servidores municipais e contratos de prestação de serviços.

O que acontece se eu não pagar meu IPTU?

Os proprietários que não pagam o imposto de forma correta podem sofrer aplicação de juros e multa, inscrição em dívida ativa ou a perda do imóvel para quitação da dívida. A prefeitura de cada cidade costuma enviar aos imóveis um boleto para o pagamento do imposto. Se você não o recebeu, é preciso entrar em contato com o município e solicitar a segunda via. Acesse o site da sua prefeitura para obtê-lo.

Viu a importância de manter suas contas em dia?

Considerando comprar seu apartamento próprio? Acesse o site da Vinx e conheça os nossos empreendimentos.

Área para
banners
(CTA)

Deixe seu comentário