Antes de qualquer mudança, fale com seu condomínio
Se você mora em apartamento, antes de escolher o seu ar-condicionado, você precisa tirar algumas dúvidas com a administração do seu condomínio para entender alguns pontos fundamentais como:- Possibilidade de ajustes na fachada do prédio;
- Qual o tamanho da tubulação do prédio;
- Se a rede de energia do prédio suporta a carga do ar-condicionado
Conheça os tipos de ar-condicionado
Ar-condicionado de janela Sabe aquele modelo que fica quase todo para fora da parede? É o ar-condicionado de janela. De fácil instalação, é compacto e ideal para aqueles apartamentos que possuem apenas um nicho na parede e uma tomada próxima. Pode ser instalado em qualquer ambiente, contanto que haja uma estrutura. É considerado um dos modelos mais antigos e tradicionais. Em geral, ele costuma ser bem barulhento e tem alto gasto de energia elétrica. Ar-condicionado portátil É o modelo mais procurado por quem não pode mexer na parte estrutural do ambiente, já que não requer instalação. É ideal para apartamentos, pois, pode ser mudado facilmente de lugar. Para posicioná-lo em qualquer cômodo da casa, basta ter uma janela por perto. Ele não é recomendado para refrigerar grandes espaços. Ar-condicionado Split O melhor modelo de ar-condicionado é, sem dúvidas, o Split. Esse equipamento tem a vantagem de ser mais silencioso do que o modelo de janela, além do que o seu peso na conta de luz é bem menor. A sua estrutura é dividida em duas partes: sendo uma instalada dentro do ambiente e a outra do lado de fora. É apropriado para imóveis com muitos cômodos e que precisam de uma refrigeração duradoura. Dicas importantes- Se você for usar o ar-condicionado com frequência, então opte pelo modelo Split. O investimento inicial costuma ser um pouco mais alto, mas ele é bem mais econômico do que o modelo de janela.
- Ao comprar um ar, dê preferência aos modelos que possuem a Etiqueta de Eficiência Energética do Inmetro com classificação A ou B.
- Quando a intensidade de uso não é tanta, o ar-condicionado de janela funciona bem.
- Para tirar o melhor proveito do ar-condicionado, feche as portas e janelas.
- Quando não estiver no ambiente, lembre-se de desligar o condicionador de ar quando não estiver no ambiente.
- Adquira o hábito de limpar o ar-condicionado periodicamente, removendo a sujeira acumulada nos filtros. Dessa forma, a qualidade do ar não será prejudicada.