Como usar o FGTS para comprar um imóvel

Vinx Construtora Vinx Construtora 10/06/2019
Existem três possibilidades de usar o saldo da conta do FGTS para comprar a casa própria. Hoje vamos te mostrar quais são elas e como você faz para usar o fundo de garantia na hora de comprar seu apartamento.

Como usar o FGTS

A Caixa Econômica Federal recomenda três passos se você deseja usar o FGTS para comprar um imóvel: 1 - Consultar o saldo do Fundo de Garantia O primeiro passo recomendado pela Caixa é que o comprador confira o seu saldo de FGTS para saber qual o valor disponível para ser utilizado na operação de compra, liquidação ou mesmo amortização do seu saldo devedor ou mesmo das parcelas de seu contrato. 2 - Reúna a documentação Se o saldo que você possui em seu FGTS é suficiente para usar na compra de seu imóvel, você então deverá separar os documentos abaixo que deverão ser entregues em uma agência da Caixa ou no Correspondente Caixa Aqui.
  • Documento oficial de identificação;
  • Extrato de conta vinculada ao FGTS
  • Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS;
  • Se você é trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato.
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF de ambos os cônjuges/companheiros.
​Importante: Verifique no site da Caixa a relação completa da documentação necessária com os casos excepcionais. 3 - Passe pela avaliação Ao levar a documentação para a Caixa, ela passará por uma avaliação e, se aprovada, seu saldo do FGTS será liberado para a compra do seu imóvel.

Usos do FGTS

Veja abaixo as três opções de uso do Fundo de Garantia: Usar o FGTS para compra e construção Se você deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do seu fundo de garantia poderá ser utilizado como parte do pagamento ou mesmo para o pagamento do valor total do bem. Usar o FGTS para liquidar ou amortizar uma dívida Se você já comprou seu apartamento e quer amortizar ou mesmo liquidar o saldo devedor, poderá utilizar o saldo do FGTS para isso, desde que o contrato de financiamento do imóvel tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH). Usar o FGTS para pagar parte do valor das prestações do imóvel Outra das possibilidades de uso do FGTS é para diminuir em até 80% o valor das prestações do seu financiamento imobiliário em até 12 meses, contanto que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação.

Condições para usar o FGTS para comprar um imóvel

O comprador que deseja usar o FGTS para comprar um imóvel deve ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime de trabalho, sendo estes consecutivos ou não, e podendo ser na mesma empresa ou em empresas diferentes. Além disso, é necessário que o comprador não possua um financiamento ativo no SGH, em qualquer parte do país e também não pode ser proprietário, promitente comprador, possuidor, usufrutuário ou mesmo cessionário de um imóvel residencial urbano ou de parte residencial de imóvel misto, seja este concluído ou em fase de construção, que esteja localizado no município de sua atual residência ou onde o comprador exerça sua ocupação laboral principal, o que inclui os municípios limítrofes e integrantes da região metropolitana desta cidade.

Regras de imóveis para compra com FGTS

Se você deseja comprar seu apartamento usando o FGTS, o imóvel também precisará seguir algumas regras orientadas pela Caixa Econômica Federal que dizem: - O valor da avaliação do imóvel não pode exceder R$ 1.500.000,00 para todos os estados brasileiros - O terreno objeto da construção do imóvel deve ser de propriedade do proponente, no caso de construção sem aquisição de terreno - O imóvel deverá ser residencial urbano - O imóvel deverá ser destinado à moradia do titular da conta de FGTS - Na data da avaliação final, o imóvel deve apresentar plenas condições de habitabilidade e não poderá apresentar vícios de construção - O imóvel deverá estar matriculado no RI competente e não deverá constar registro de gravame que resulte no impedimento de sua comercialização - O mesmo imóvel não poderá ter sido objeto de uso do FGTS em aquisição anterior que tenha acontecido há menos de 3 anos, contados a partir da data do registro na matrícula do imóvel

Casos em que não pode usar o Fundo de Garantia

Existem alguns casos em que não é possível usar o fundo de garantia para comprar um imóvel ou reformá-lo. Veja quando isso acontece: - Não é possível usar o FGTS para a compra ou reforma de imóvel comercial; - Também não é possível utilizar para reformar ou aumentar o seu imóvel; - O FGTS não pode ser usado para a compra de terrenos sem construção ao mesmo tempo; - O Fundo de Garantia não pode ser utilizado para a compra de materiais de construção; - Não é possível utilizar o FGTS para comprar imóveis residenciais para seus familiares, dependentes ou outras pessoas.
  • VINX
  • Dicas
  • Estilo de vida
  • Novidades
  • Bairros
  • Notícias

Seu futuro repensado

Fotos, imagens de drone, status da obra, a construção do seu futuro a um toque de distância.

Financeiro

Parcelas do contrato, segunda via de boleto, demonstrativo de pagamentos e mais, do jeito simples e fácil que só a Vinx sabe fazer.

Assistência

A Vinx se preocupa com cada detalhe da sua experiência. Precisa de assistência com o seu Vinx? Temos uma equipe treinada, pronta pra te atender.

Deixe seu comentário

Seu futuro repensado

Fotos, imagens de drone, status da obra, a construção do seu futuro a um toque de distância.

Financeiro

Parcelas do contrato, segunda via de boleto, demonstrativo de pagamentos e mais, do jeito simples e fácil que só a Vinx sabe fazer.

Assistência

A Vinx se preocupa com cada detalhe da sua experiência. Precisa de assistência com o seu Vinx? Temos uma equipe treinada, pronta pra te atender.