Conheça a história da pizza
Contam que a história desse prato vem desde muito tempo atrás. Acredita-se que tudo começou há pelo menos 6 mil anos, com os egípcios e hebreus. Esses povos foram os primeiros a misturar farinha e água, fazendo algo semelhante ao pão sírio. Essa prática de misturar esses ingredientes básicos chegou na Itália através das guerras cruzadas e, foi lá que a receita foi incrementada e se tornou a pizza que conhecemos hoje. Com isso podemos sim, entregar todos os méritos aos italianos. No Brasil, a pizza desembarcou primeiramente em São Paulo, pela forte imigração italiana, especificamente, nos bairros da Mooca e Brás. Até 1950, as pizzarias - as famosas cantinas italianas - eram ambientes muito restritos as pessoas que viviam somente nesses bairros. A partir daí, pouco a pouco, começou a ser disseminada em todo o país, seguindo particularidades e tradições culinárias de cada região brasileira, mas São Paulo continua conhecida como a capital nacional da pizza.Como nasceu o dia da pizza?
A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita! Já o Dia da Pizza no Brasil, surgiu em 1985, graças a um concurso estadual que ocorria na cidade de São Paulo para escolher as melhores pizzas de marguerita e muçarela. O sucesso foi tamanho que o secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, decidiu que o dia do encerramento do concurso seria considerado o dia da pizza em todo território brasileiro.E como comemoramos o Dia da Pizza na quarentena?
Antes da pandemia, para comemorar a data, diversos restaurantes, pizzarias e estabelecimentos em várias cidades do país faziam promoções e festivais de pizza, porém, cosiderando nossa situação atual de confinamento, por conta do Covid-19, se quisermos, podemos adaptar nossas celebrações: celebrar em casa também pode ser de maneira especial e divertida, ao bom estilo italo-brasileiro! Como? Para quem tem crianças em casa, uma sugestão e fazer uma festa da pizza: a ideia é montar uma oficina e deixar que elasmontem as suas próprias redondas! Para quem quiser algo mais simples, pode apostar nas massas prontas e deixar que as crianças coloquem os ingredientes antes de ir para o forno ou fogão. Neste caso, a dica é deixar os ingredientes já picados e separados em cumbucas para eles montarem as pizzas. Se não for o caso - ou não esteja com essa disposição toda - que tal fomentar as pizzarias locais e pedir-las para entregar? Você pode compartilhar esse dia com quem convive, acompanhadas por um bom vinho, por exemplo. Para finalizar separamos uma receita fácil, para quem quer se atrever a fazer uma tradicional Pizza Marguerita: Para a massa: INGREDIENTES- 1 ovo
- 3 xícaras de chá farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de leite
- 1 pitada de açúcar
- 1/2 colher de café de sal
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 (copo) de molho de tomate pronto
- 400 g de mussarela, peça inteira
- 5 tomates
- Manjericão a gosto
- Azeite o quanto baste