10 dicas de como manter sua casa fresca sem ar condicionado

Vinx Construtora Vinx Construtora 28 Oct 2019

Alivie o calor

Antes de mais nada, esteja sempre atento à temperatura do seu corpo! Refresque-se de dentro para fora. Além de ajustar o ambiente, crie o hábito de ingerir bebidas frescas, como chá gelado, sucos naturais de frutas e muita água.

É possível refrescar a casa sem ar condicionado

Com o aumento das temperaturas, os primeiros itens que nos vêm à mente são o ar-condicionado e o ventilador (e o aumento do consumo de energia, claro), porém, existem outras maneiras de manter sua casa fresca apenas com alguns ajustes básicos no seu dia – a – dia. Vamos à eles:

1. Feche as cortinas

É importante saber que até 30% do calor indesejado entra pelas janelas. Usando persianas ou cortinas você pode reduzir a temperatura interior da casa em até 6 graus. Quanto mais sombra, melhor.

2. Deixe as janelas abertas à noite

A temperatura pode cair à noite nos meses de verão. Aproveite essas horas mais fresquinhas, abrindo as janelas antes de se deitar. 

3. Use as portas ao seu favor Feche as portas dos ambientes que não estão sendo usados. Assim o ar mais fresco não vai passar para eles nas horas mais quentes do dia. Mas à noite, quando o ar está mais fresco, deixe as portas abertas para o ar circular livremente por toda a casa.

4. Faça um truque com o ventilador Os ventiladores não esfriam o ambiente, mas fazem circular o ar. Há um truque simples: encha uma bacia com cubos de gelo e a posicione na diagonal diante de um ventilador grande, para que o ar bata sobre o gelo e seja propagado frio.

5. Espelho d’água

Espalhar algumas bacias com água pela casa, funciona. A água evapora, deixa o ar mais úmido e torna a respiração mais confortável. Uma opção mais “bonita” é colocar pequenas fontes d’água ao invés das bacias. Elas também refrescam o ambiente, e criam um clima relaxante.

6. Controle de umidade

Um desumidificador é uma outra solução, rápida e eficiente, de reduzir a umidade e aumentar o conforto da respiração.

7. Troque seus lençóis

A própria troca já garante um frescor maior. Porém, você irá se beneficiar ainda mais se usar somente roupa de cama 100% algodão, um tecido que respira melhor e permanece fresco. 

8. Descarte as lâmpadas incandescentes.

As lâmpadas incandescentes desperdiçam 90% da energia com o calor que emitem; logo, livrando-se delas você ajuda a esfriar sua casa um pouquinho, ao mesmo tempo em que reduz sua conta de luz. Substitua-as por modelos fluorescentes ou de LED.

9. Use óleos essenciais

Alguns aromas trazem a sensação de casa fresquinha. Você pode misturar óleos de essências de limão, eucalipto ou menta à água e colocar em um vasilhame com spray e borrifar no ar algumas vezes por dia pela casa.

10. Cantinho verde

Plantas dentro de casa também ajudam a baixar a temperatura. Conforme você rega a planta, ela transpira o excesso de água e quando há várias plantas juntas, o ambiente fica ainda mais fresco.

Área para
banners
(CTA)

Deixe seu comentário